"Proibido fumar próximo a não fumantes"
Esta é uma obra de realidade. Qualquer coincidencia com a ficção é pura semelhança =)
Hoje é o último dia de vestibular da UFRN/2010. Andei pesquisando algumas questões, e depois de ver temas profundos e abrangentes que deram aos vestibulares pelo Brasil a fora, decidi também criar alguns e enviar para as universidades, comissões avaliativas, fundações para vestibulares. Melhor, vou guardar esses temas, assim quando eu for professra Efetiva de Universidade (porque agora, como substituta, ainda não posso sugerir), elaborar questões cosmopolitas. Dessa forma, garantimos o mínimo de conhecimento necessário que o aluno precisa para ser um estudante universitário (que pelo próprio nome confirma: conhecimento UNIVERSal!) . Detalhe: os textos deverão ser escrito em 20 linhas.
Tema 01)
Aponte três medidas eficazes para a erradicação, de uma só vez, da violência nas ex-colônias africanas e do aquecimento global. Este tema dará ao candidato a oportunidade de demonstrar, de forma concisa e coerente, sua capacidade de entendimento, integração e resolução de problemáticas mundiais contemporâneas.
Tema 02)
Disserte acerca da política de Tolerância Zero adotada por Deus na ocasião do Grande Dilúvio contextualizando com o projeto criado pelo governo Fome Zero, e, se possível, aponte soluções alternativas. Aqui, espera-se que o vestibulando desenvolva seu texto com senso crítico, transportando a realidade apocalíptica dos tempos bíblicos para os dias de hoje, apresentando, com seus conhecimentos de Geopolítica Teológica, caminhos alternativos para o extermínio de pecadores.
Tema 03)
Elabore, em vinte linhas, um Código de Trânsito aplicável em todos os países do mundo que, no mínimo, diminua em 80% o número de acidentes automobilísticos’. Analisar-se-á, a partir do desenvolvimento satisfatório do tema sugerido, a versatilidade do vestibulando quanto à apresentação de proposições eficazes e aplicáveis num contexto multicultural.
Tema 04)
Escreva uma carta com vasto conteúdo emocional endereçada a Adolf Hitler, apresentando motivos convincentes em defesa dos judeus que, hipoteticamente, estariam sendo exterminados no momento em que a epístola chegasse às mãos do destinatário’. Aqui, são exigidos conhecimentos profundos de História e uma ímpar organização e sofisticação da inteligência emocional, além de grande potencial de articulação e persuasão.
Tema 05)
Construa uma narrativa em primeira pessoa que tenha por cenário um intestino humano com alto índice de vermes e cujos personagens sejam políticos cediados em Brasília. Com este tema, verificar-se-á, simultaneamente, a capacidade política e os conhecimentos de Histologia Entérica do estudante.
BOA SORTE
Hoje eu conheci uma pessoa que era prima de uma menina que conhecia um cara que era sobrinho de uma mulher que tinha um parentesco distante com um ator famoso que tinha esbarrado na festa com uma mulher que tinha um sobrinho adolescente que conhecia uma galera que conhecia um cara que morreu de amor.
Ainda se diz que não morre de amor no Brasi! ;)
Um jovem rapaz se tornou rei aos 15 anos de idade. Como foi coroado muito novo, ele achou que precisava de experiências e instruções para governar bem e viver com a consciência tranquila. Reuniu 801 gurus provenientes de todos os países do mundo e pediu a eles que editassem a história da humanidade. Todos os 801 gurus se concentraram no trabalho. Só que era um grande trabalho, e passaram 25 anos preparando o livro. Foram recebidos no palácio e trouxeram 500 volumes, no dia do aniversário de 40 anos do rei.
- Estou velho demais, não terei tanto tempo para ler tudo isso antes da minha morte. Será que vocês poderiam preparar uma edição mais resumida?
E por 20 anos, os gurus trabalharam arduamente na edição resumida. Retornaram ao palácio com 100 volumes. O Rei, já tinha 60 anos e sentiu-se meio deslocado:
- Não será possível eu ler todos esses livros, não pode fazer uma versão mais resumida?
Assim, os gurus voltaram ao palácio depois de 10 anos, mas dessa vez com 5 livros. O velho rei de 70 anos estava quase cego e não podia ler mesmo. Ainda assim, pediu uma versão mais resumida pra que alguém pudesse ler pra ele ouvir.
Os gurus passaram mais 05 anos fazendo uma versão mais resumida. Voltaram com único volume. Nesse momento, o rei, estava com 75 anos e bem doente. Porém, ainda perguntou: não poderia ser mais resumido?
Os gurus, que não queriam desapontar seu rei, trabalharam por mais 2 anos. Ao chegarem no palácio encontrou o velho rei de 77 anos doente, acabado e tossindo muito. Eles trouxeram uma única folha. Ao ver aquilo, o rei se animou e pediu para que um dos gurus lesse logo. O mais novo, pegou o papel e disse:
- Vou explicar a história de toda a humanidade com apenas 03 palavras: o homem nasce, sofre e morre.
E nesse exato momento, o rei morreu.
FIM
(Japão, Século VIII/500 volumes, 3 palavras)
Bonita era a melodia vinda do seu olhar. O tom era exato ao jogo dos meus quadris, assim, simples e leve, fazendo você pirar.
A magia atravessava todo o ambiente, sem sintonia. Tentei equalizar o tempo, montando um conjungo de melhores momentos. Mas esqueci que os nossos melhores momentos são diferentes. Só olhar que permanecia o mesmo.
E naquela linguagem corporal o gosto do mar recheado com açaí tinha sumido?
Restou o balanço da minha micro-saia, que reproduzia o movimento do mar quando quebra na praia.
Andaram esperando o encontro das águas. Porém, o rio não chegou no mar. O rio perdeu todas as ondas da sainha que balançava de maneira sutil em meu quadril.
Quem foi que disse que o mesmo rio não passa duas vezes no mesmo lugar? É, mas só o mar pode deixar um rio à deriva...
com tantos desencontros de águas, o dia hoje foi realmente necessário?
agora, DANI-SE!
Ela sabe que ele tem fumado, ela só não sabe que ele tem tentado parar.
Ela sabe que ele tem problemas para dormir, ela só não sabe dos devaneios que ele usa para ficar com sono.
Ela sabe que ele tem perdido peso, ela só não sabe os complexos que ele teve que superar em relação a sua beleza física.
Ela sabe que ele tem saído, ela só não sabe que é porque se ele ficar em casa ele morre.
Ela sabe que ele tem gritado, ela só não sabe o quanto ele teve que ficar calado.
Ela sabe que ele tem mudado, ela só não sabe que cada mudança guarda uma esperança de encaixe com as mudanças dela.
Ela sabe que ele adora ver filmes, ela só não sabe que é a única maneira que ele consegue se desprender da realidade.
Ela sabe que ele tem um grande espaço dentro do seu quarto, ela só não sabe que ele tenta preencher esse vazio com a alegria do sorriso dela.
Acordei atrasada, ainda tive que arrumar a bolsa para a coleta de campo, pensei no ônibus o conteúdo da aula a ser ministrada, vi um acidente fatal no trânsito as 6h50m da manhã, cheguei na escola toda descabelada, dei uma aula super legal sobre efeito estufa e aquecimento global, saí sem dinheiro, tive que ir a pé pro shopping porque estava sem passagem, não almocei, nem lanchei, soube que meus colegas de trabalho vão sair da greve, fiz coleta de invertebrados na praia debaixo do sol escaldante ao lado da amiga que eu amo de paixão e meus dois afetos permanentes, esqueci meus documentos em casa, meu cartão do banco ainda não chegou e eu continuava lisa de marré, tomei um banho apressada, fui encontrar com outras duas melhores amigas na universidade, tive que pegar dinheiro emprestado, gastamos o dinheiro que não tínhamos com comida gostosa, demos uma de consumista e compramos bolsas, calcinhas e sutiãs, depois de duas horas escolhendo não conseguimos levar a mercadoria porque o cartão não era "compatível", deixamos as compras para resolver amanhã, uma criança de 03 anos disse que era apaixonado por mim, dei um pitú no cobrador da besta e sai sem pagar como se fosse a coisa mais natural do mundo, me encontrei com um amigo, fomos para uma festa na universidade, encontrei vários amigos que a tempo não os via (e fiquei super feliz por isso), só que faltou energia e não teve mais show, resolvi ir embora, morta de cansada, voltando para casa, pensei: "ufa, meu dia foi agitado, ótimo, mas, finalmente acabou" e foi aí que você me ligou, dizendo que queria me ver porque sentia saudades, e eu não me contive e pensei, com tudo em mim sorrindo, que ‘meu dia não tinha começado até esse momento’.
Obrigada Meu Bom Jesus!
POSTADO EM: 02.08.07
COTIDIANO DE UM CONCURSEIRO
11h00m: Bem, como eu acordei tarde mesmo, vou esperar a hora do almoço e depois começo a estudar.
12h00m: Vou comer assistindo Bob Esponja e depois meto bronca.
12h30m: Só uma olhadinha no Orkut de meia hora, e depois… pegar com força.
13h15m: O papo tá massa (msn), mas, poxa, eu não falo com fulaninho a mais de 5 dias… o q vai adiantar sacrificar minha vida social tão violentamente, de que vai me valer uma carreira brilhante sem vida social? Vou ficar até as 14h00, mas só as até as 14h00 e vou começar a estudar. Não vou enrolar, neh? já basta.
14h00m: Só fazer um lanchinho básico e ir sem medo de ser feliz. Vou ver o q tah passando na TV…
14h30m: Carái! nenhum dos meus lápis funciona… Já sei, vou ligar p/ a outra concurseira, e marco com ela p/ ir ao shopping comprar vários lápis. De quebra, fofoco com minha amiga sobre os acontecimentos dos últimos dois dias… tomo um sorvete pra me preparar pra pegar firme no estudo.
17h45m: Oba… ainda cheguei a tempo de ver malhação :) ahhh, começo as 18h10m então.
18h15m: Acho que é melhor eu jantar logo, estudar de barriga vazia, p/ parar e ir jantar de novo…. num rola
19h00m: Droga, tava massa o cuscuzinho, comi tanto que não aguento nem andar. Melhor esperar, porque vai fazer mal estudar de barriga cheia.
19h30m: Bom, eu começo agora e fico sem parar até meia noite. Eí, quatro horas e meia de estudo, tá de bom tamanho.
20h15m: Acho melhor eu assistir o jornal nacional, afinal, atualidades também está no cronograma do concurso.
21h00m: Porra, como essa lei é grande. Eu não sabia que era tudo isso. Mas, vamos lá… o pouco que eu ler, já é lucro.
22h00m: Telefone p/ mim? oba…
22h40m: Eí, leve a mal não, mas eu vou ter q desligar p/ estudar um pouquinho…
22h55m: Aff, que saco! Vou ler Ítalo Calvino só 20 minutos… tô curiosa p/ saber o q aconteceu na parte que o carinha entra na livraria.
23h30m: Agora sim, até umas 2h da manhã… ninguém me pertubando, a noite silenciosa! td favorável.
24h00m: Que sono da bexiga. Acho melhor acordar cedo e amanhã começar sério mesmo, sem enrolar…
Se eu morresse hoje…
Eu atrasaria o livro que eu peguei na biblioteca no nome de Sandra, meu pai teria que ir devolver para minha vizinha um DVD que eu peguei emprestado e ainda não vi, eu estaria com esmalte dos dedos lascado e as unhas muito mal feitas. Minha cama estaria muito bagunçada e eu teria 488 amigos no Orkut. Estaria com meu título de eleitor regularizado e teria duas calcinhas e um par de meias pendurando no varal. Deixaria o livro Se um viajante numa noite de inverno pela metade, exatamente na página 178, não faria o concurso da petrobrás e esse seria meu último post.
Se eu morresse hoje…
Não teria terminado de pagar todas as minhas dívidas, não teria entregado aos meus alunos suas notas, não teria recebido a carteira de trabalho do conselho de biologia e nem a de motorista, não teria feito a tão sonhada publicação com o trabalho de mestrado e não teria uma única idéia que pudesse me deixar imortal para a ciência.
Se eu morresse hoje…
Não ouviria Anna Íris pronunciar meu nome, não teria filhos e não conheceria meus sobrinhos. Não viajaria para Buenos Aires, Machu Picchu, Bélgica e nem conheceria as 6 outras novas maravilhas do mundo. Não veria a única das 7 maravilhas antigas que ainda sobrevive ao tempo (Pirâmides do Egito) e nem conheceria meu país maravilhoso.
Se eu morresse hoje…
Não teria arrumado minha vida pessoal, não teria dito a algumas pessoas o quanto elas são (ou foram) importantes na minha vida, não teria falado com alguns amigos que moram longe de mim e de outros que moram perto, mas que insistem em ficar longe. Teria um time para torcer, muitos livros para começar a ler e não conheceria muita gente que me ensinasse o mundo fantástico delas.
Se eu morresse hoje…
Não saberia o gosto dos 27 anos, não teria feito nenhuma loucura por amor, não conheceria o grande amor da minha vida, não teria sido amada por um homem, e não teria dito com minha própria voz: EU TE AMO!
Se eu morresse hoje…
Teria amigas pelas quais eu me rasgaria, teria um emprego público, teria muitas histórias para contar, muitas saudades para matar, muitas alegrias ainda por compartilhar. Teria muitas histórias incompletas, muita vida para viver, alguns erros por consertar e alguns egos para controlar. Teria muito apetite de conhecer e pouco tempo para enlou-CRESCER, se eu morresse hoje…
17.07.07 - Desastre em Congonhas - Vôo 3054
Meus pensamentos parecem ditadores. Vagarosamente me manipulam… pulam em saltos ornamentais, caindo de alturas celestiais me esmagando.
E entre minhas divagações, eu me perdi dentro do meu infinito espaço vago, vazio, frio… e não consigo retornar, retomar o rumo certo…
Minhas idéias vagueiam como vagabundas de beira de porto, sem porto, sem âncora, sem seguro, no escuro… e no escuro, continuo vagando, esperando encontrar um vaga lume imune aos meus mais obscuros pensamentos ditadores… de dores.
POSTADO EM: 26.07.07
Advogado diz:
Mas você sonegou sentimentos… está inadimplente com suas dívidas emocionais.
Al Capone diz:
Não fale do que você não sabe
Advogado diz:
Fez contrabando de lástimas. Contrabando pesado mesmo… Apostou egos, jogou com culpas, traficou ilusões, desrespeitou limites…
Al Capone diz:
Só esta cicatriz (apontando para o rosto) já me basta pelos meus erros.
Advogado diz:
Você acha que pagou? Só por causa dessa marca?
Al Capone diz:
E você acha q não? E minhas noites sem paz? E minha serenidade que foi para o espaço? Eu me censuro… direto, sempre… será que não tem condenação pior do que essa não?
Estarei marcado para sempre… serei visto como um indigente, um miserável… um vilão. Você ainda acha pouco?
Advogado diz:
Acho… pessoas iguais a você deveriam apodrecer na cadeia.
Al Capone diz:
Você esquece o quanto eu fiz por outras pessoas também? O quanto eu trouxe alegria, emprego, sustentei famílias? Esquece? Você quer que eu sustente o que você julga lícito? E o que é que você julga lícito? Esse seu governo? E você? Será que nunca sonegou sentimentos também? Nunca duelou com seus egos? Nunca pediu desculpas? Será que nunca errou?
Advogado diz:
Não tente dar uma de vítima! Você sabe que não funciona. VOCÊ ESTÁ ERRADO e tem que ir para prisão… É única maneira de você pagar pelos seus crimes, sua inadimplência, suas sonegações, jogos contrabandeados, sujos, seus golpes. Com condenação… e na prisão, apodrecendo na prisão.
Al Capone diz:
Sabe qual o grande erro dos outros? É não admitir que faz o mesmo, é não querer assumir a culpa… Todo mundo erra, mas só aqueles que se destacam são os condenados. É muito mais fácil colocar a culpa para quem já está se sentindo culpado. É muito mais fácil jogar a culpa para o outro do que admitir que também falha. Só porque eu errei , só porque eu já cometi crimes, não significa que você não esteja passível de fazer disparates também.
Eu posso até ter sido condenado nessa sua vil justiça racionária… mas não sou eu que vivo preso nas grades do meu próprio vício redundante de se contentar com meias verdades.
Eu sou livre… e você?
POSTADO EM: 30.07.07
Santo Antonio sempre tem muito trabalho por essa época. Aliás, o SAP dele (Serviço de Atendimento ao Pedinte) deve receber milhares de preces e promessas.
Mas todo ano assim… e quem quer sair do caritó, quer tirar o pé da lama…
A hora é essa!
No fundo, todo mundo quer um “cobertor de orelha” para esses dias frios… Como bem disse São Vinícius de Moraes, “não há amor sozinho, é juntinho que ele fica bem”.
E se você ainda não conseguiu uma costela para se roçar, o jeito é deixar de lado o pragmatismo científico e toda ideologia psicológica dos conceitos concretos do mundo moderno e partir para as “simpatias”! (que por sinal, tem um nome bem simpático). Afinal, ninguém é de ferro!
Convenhamos, passar o Dia dos Namorados sozinho é uma experiência que a gente deve ter só uma vez na vida.
E para dar um alento aos solitários, Super Mouse o seu amigo (pode ser o super teclado, super tela… como preferir) traz até você receitas para encontrar o seu par. Normalmente, são (eram) usadas pelas moças em busca de seu príncipe encantado. Mas, simpatia não vê sexo. O que é uma catástrofe… Porque aí vai ter que encontrar alguém, sentir atração, química, pele, boa conversa, troca de olhares, admiração, suor, saliva, adivinhação, sentimento, dá uns roles sem graça, conhecer amigos e por fim, sexo. Mas, se a coisa está feia, mãos a obra. Pegue caneta e lápis que a felicidade bate à sua porta.
Bem, pra começar, que tal uma prece? Melhor quando é dirigida a vários santos, só para garantir. Nunca se sabe, né?… Então, na noite de 12 para 13 de junho, recite com fervor essa oração, que vem de muito tempo atrás (foram os portugueses que trouxeram na época que a família real veio parasitar-se no Brasil):
Prece para arranjar marido
Uma vez abertos os trabalhos, passemos para o reino do encanto, da magia e do desencalhe total.
Essa era da época que nossas vovozinhas, com 12 anos, já pensava em casar-se, então, costumava-se fazer o seguinte: pegava uma faca virgem e a enterrava no tronco de uma bananeira, à meia noite de 12 para 13 de junho. Na manhã seguinte, retirava a faca. Aparecia na lâmina a primeira letra do seu amado, escrita com a cica da bananeira.
Mas, se você é dessas encalhadas curiosas, tem outra de nome: escreva em pedacinhos de papel o nome de rapazes que você gostaria de namorar. Mas seja realista, nada de escrever “Brad Pitt”, “Keanu Reeves” (que ainda dizem que é gay), “Kaká”, “Rodrigo Santoro”… Dê uma chance à sua sorte (que, ao que parece, não anda tão boa assim). Depois de ter escrito, dobre cuidadosamente os papeizinhos e os coloque em um copo ou num prato com água. Deixe no sereno, na noite de 12 para 13 de junho. No dia seguinte, o nome daquele que será o seu bem estará aberto no copo (ou no prato).
Envolvendo copo, tem uma outra que é mais heavy metal. É uma espécie de oráculo para o ano. Faça assim: na noite de 12 para 13, concentre-se na pergunta: “o que acontecerá comigo neste ano?”. Aí, quebre um ovo e despeje somente a clara dentro de um copo com água e depois vá dormir. No dia seguinte, vá observar o desenho boiando na água: se aparecer uma igreja ou um véu de noiva, você vai casar; se surgir uma mala, vai viajar; porém, caso apareça algo que lembre um caixão, vai ter morte na família. Ai que merda!
Que tal uma simpatia com preocupação social? Bom, né? Então faça o seguinte: no dia de Santo Antônio – 13 de junho – entre numa igreja que tenha a imagem do santo, exatamente às 13 horas, e vá carregando 13 rosas vermelhas. Reze 13 Aves Marias com fervor. Depois, declame a sua poesia romântica favorita. Compre 13 pães e os distribua pros pobres (olha aí, além de desencalhar, você também está dando pros pobres) Aguarde, que é tiro e queda. Ah, ía esquecendo. Meu tio tem uma padaria e faz pães deliciosos… precisando, falo com ele para fazer uma promoção.
Está desesperada? Tem aquelas simpatias clássicas com uma imagem de Santo Antônio: virar de cabeça para baixo ou afogar o coitado num copo com água ou ainda retirar o menino Jesus do colo dele. Na verdade, isso está mais para chantagem do que simpatia. Mas é muito utilizado no Brasil. As moças dizem que os fins justificam os meios. Pra quem está subindo pelas paredes, riscando fósforo no dente e matando cachorro a grito, vale tudo (há controvérsias…).
Mas se você não acredita em simpatia com imagem de Santo Antônio, contarei uma história que ouvi de uma baiana. Ela me disse que na cidade de Lapinha, na Bahia, uma moça-donzela de 49 anos, com teias de aranha em diversas partes da anatomia reprodutiva, já começava a desconfiar que tinha ficado “pra titia”. Resolveu fazer uma trezena – treze dias de orações diante de uma imagem do santo casamenteiro – pedindo, com muita fé, um “chinelo velho para aquele pé cansado”. Passaram os treze dias e nada do macho-desbravador-de-relvas-virgens aparecer. Ela ficou com raiva e jogou a imagem do santo pela janela, atingindo a cabeça de um rapaz muito bonito e simpático que estava passando por ali. O moço bateu à sua porta, perguntando se era dali o santo que tinha caído. Ela se desculpou e ofereceu um cafezinho. Conversa vai, conversa vem, começaram a namorar. Casaram-se e, segundo consta, viveram felizes para sempre.
Tá vendo? Desesperar, para que… tudo na vida tem um jeito. Então, acenda essa fogueira (ao que parece está pegando fogo), aqueça o seu coração e vá em busca de sua felicidade. Nada é impossível à serena harmonia… à calma vadia de quem espera o amor dia a dia… Hoje, a única coisa que NÃO pode é escutar “Ai que saudade d’ocê”, na voz de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho.
PUBLICADO EM 12.06.07
Pretérito imperfeito – Quero te ver gesticulando enquanto fala sobre anarquismo contemporâneo e mídia virtual com primitivismo artístico e sua boca denunciando todas as suas mentiras. Doces mentiras. Gosto de sentir essa ausência de gravidade que chega quando você bate os olhos em mim e uma dor fina no estômago e o frio do meu suor.
Pretérito mais-que-perfeito – Vento norte. Sol ao sul. Destino desconhecido. 148 km/h. Acelera. Vodka e doritos. Eu me perdi e não sei o como explicar o que foi que fiz. O que é essa coisa grudenta que me fez desconhecer o motivo de querer estar ao seu lado? Eu poderia ficar horas te olhando e sentindo o gosto de tua boca e do teu sorriso… Eu poderia ir com você pro Nepal. Pro Gabão. Pro SriLanka. Pra qualquer lugar que não me desse necessariamente um motivo. Apenas meus olhos nos seus… Por horas seguidas.
Futuro do Presente – Eu faço e vou fazer muita coisa. Mas nada disso te interessa. Então, vento norte. Sol ao sul. Destino desconhecido. 148 km/h. Acelera. E todos pretéritos vai ficando mais distante… e mais… e mais… e mais…
Postado em: 23.04.07
Às vezes queria que a física realmente pudesse ser usada em situações práticas na vida.
Ah, pode? Contaram-lhe essa mentira na escola?
Então, me responde: Qual a velocidade média para esquecer alguém?
Vm= D/T
Qual o tempo e a distância que você deve ter para conseguir a velocidade ideal e conseguir esquecer alguém?
O tempo é diretamente proporcional à distância. E inversamente proporcional a Velocidade Média.
Ahhh, entendi: Isso significa que quanto mais longe, menor a velocidade média? Quanto menos tempo juntos, maior seria o resultado final?
A receita é essa, a física explicou: Quer esquecer alguém? Fica pouco tempo, de preferência 1 mês e meio e depois, manda a pessoa para bem longe, outro fuso horário… como para a Irlanda!
Faça o teste… se você conseguir tirar pelo menos uma nota 5,0, me ensine!
Postado em 18.04.07